Confira as nossas newsletters Galeria de vídeos

Cotação

0 items

Busca no site

Notícias

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Golpe do SMS: polícia descobre sistema de disparo de sms

Uma operação realizada pela Polícia Civil com a participação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apreendeu um dispositivo usado para aplicar golpes via SMS. Ele enviava mensagens com links maliciosos para números de celulares da região.

O equipamento foi localizado em um apartamento nas proximidades da Marginal Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. Uma pessoa foi presa.

Mensagens SMS enviadas nos golpes eram diversas

A investigação começou após a denúncia de uma operadora, informando que um equipamento estava causando interferência. Segundo a polícia, os temas das mensagens enviadas eram diversos, como compras não autorizadas, informações bancárias, pontos de milhas de viagens e irregularidades na carteira da habilitação.

Em todas elas, no entanto, aparecia um link malicioso. Os golpistas pediam para que a vítima clicassem nele, o que possibilitava o roubo de dados do celular, até mesmo bancários. As informações foram divulgadas pela própria Anatel.

O caso foi registrado como associação criminosa, estelionato e invasão de dispositivo informático. Uma pessoa foi detida e a polícia agora vai investigar a atuação dela na organização criminosa. O aparelho é considerado clandestino e seu uso é passível de multa por descumprir a Lei Geral das Telecomunicações.

Dispositivo pode fazer parte de esquema maior

- De acordo com a Anatel, os criminosos buscam instalar estes equipamentos em regiões com alto tráfego e aglomeração de pessoas, e em bairros de maior poder aquisitivo.

- A agência ainda explica que essas mensagens não passam pelas redes das operadoras, "sendo que tais estações clandestinas geram inclusive interferências prejudiciais em redes autorizadas".

- Este é o terceiro dispositivo do tipo apreendido na Grande São Paulo com golpe do SMS;

- Em julho do ano passado, as autoridades apreenderam um carro equipado com vários aparelhos que enviavam as mensagens por regiões nobres da capital paulista.

- Na oportunidade, um homem também foi preso.

Fonte: OLHAR DIGITAL

Voltar