Cotação
0 items
segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
Polo norte magnético da Terra está se movendo
Diferente do polo norte geográfico, o polo norte magnético do planeta Terra está em movimento, o que é absolutamente normal. Agora, ele está mais perto da Sibéria do que há cinco anos e segue em direção à Rússia, segundo cientistas.
Mesmo que imperceptível para a maioria das pessoas, as mudanças no polo norte magnético do planeta (que têm relação direta ao campo magnético) impactam diretamente os aparelhos de navegação via satélite e, consequentemente, o Sistema de Posicionamento Global (GPS, em inglês).
Inclusive, companhias aéreas precisaram atualizar os seus softwares de navegação com base nas conclusões sobre a nova posição do polo norte magnético. A mudança também afeta até organizações internacionais, como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Movimentação do polo norte magnético da Terra
A última atualização sobre a posição do polo norte magnético da Terra foi divulgada por uma equipe internacional de pesquisadores, incluindo membros do Serviço Geológico Britânico (BGS), no Reino Unido, e da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), nos EUA. Esta nova localização é calculada a cada 5 anos, dependendo das circunstâncias.
Desde os anos 1500, o norte magnético do planeta se moveu lentamente ao redor do Canadá. Há pouco mais de 20 anos, ele avançou de forma mais acelerada em direção à Sibéria. Aproximadamente 55 km foram percorridos por anos. Agora, nos últimos 5 anos, desacelerou novamente. A média é de cerca de 25 km por ano, o que está intrigando pesquisadores de todo o globo.
Apesar das mudanças na taxa de velocidade da movimentação do polo magnético, a equipe não espera que seja necessária uma atualização "incomum" antes de 2030.
Diferença entre polo magnético e geográfico
Para entender os conceitos, os polos geográficos são definidos com base no eixo de movimentação da rotação do planeta. Assim, o polo norte geográfico está no Ártico, enquanto o polo sul geográfico é encontrado no continente antártico. Ambos são praticamente fixos.
De modo diferente, os polos magnéticos são estabelecidos a partir do campo magnético, gerado através do movimento (ou "agitação") do metal fundido no núcleo externo do planeta. Como é possível ver na última atualização, o polo norte magnético está em constante movimento, mas em velocidade variável.
Fonte: CANALTECH
Voltar