Confira as nossas newsletters Galeria de vídeos

Cotação

0 items

Busca no site

Notícias

quinta-feira, 26 de março de 2026

Brasil tem 180 tentativas de golpe por minuto

Todo dia saem milhões de malandros em busca de um otário na Internet, afirma Serasa Experian.

O Brasil registrou mais de 180 mensagens de golpe por minuto nas redes sociais em 2025, revela um estudo da Serasa Experian.

A empresa afirma ter identificado 98 milhões de mensagens fraudulentas em redes sociais no período, um aumento de 38,5% em comparação frente a 2024.

No mesmo período, foram detectados mais de 2 mil grupos voltados à circulação e troca de conteúdos fraudulentos (+205% na comparação anual).

O levantamento também aponta a aceleração da infraestrutura usada por criminosos: em média, 4 sites falsos/fraudulentos são criados por hora no Brasil.

"Hoje, recursos como a IA generativa vêm sendo incorporados ao ecossistema de golpes para dar mais escala, consistência e aparência de legitimidade a anúncios, textos, imagens e páginas falsas, o que pode aumentar a eficácia da engenharia social", explica o diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa, Rodrigo Sanchez.

O modelo de negócio dos golpistas é conhecido, e inclui anúncios falsos em redes sociais, nos últimos tempos com direitos a vídeos manipulados de celebridades e influenciadores digitais.

Eles jogam os incautos para compras em páginas fraudulentas. Além de vender produtos falsos, essas páginas também podem simular serviços do governo visando captar dados pessoais.

O leitor pode estar se perguntando como a Serasa sabe tudo isso.

Na nota, a empresa fala ter chegado aos números por meio de um "monitoramento contínuo de cibersegurança", incluindo a internet normal, a deep web e dark web, além de dados coletados por times de de monitoramento de marca e inteligência de ameaças.

O levantamento tem um outro lado interessante, que diz respeito à própria Serasa, uma empresa identificada com "dívidas" ou "scoting de crédito", mas de um tempo para cá a empresa vem se posicionando como a "primeira e maior datatech do Brasil".

Fonte: BAGUETE

Voltar