Confira as nossas newsletters Galeria de vídeos

Cotação

0 items

Busca no site

Notícias

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Google contrata Temer para mediar PL das Fake News

A Google contratou Michel Temer, ex-presidente do Brasil, para mediar debates com o poder legislativo sobre o Projeto de Lei 2630/2020, conhecido como PL das Fake News.

Segundo o portal Meio & Mensagem, Temer é visto pela diretoria da empresa como uma pessoa com bastante articulação no poder público. Por isso, teria um papel importante na mediação de debates entre a big tech, a Câmara e o Senado.

Na função há três semanas, o político já teria auxiliado na articulação de uma reunião entre representantes do Google e o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do PL.

A Google não cita o nome do ex-presidente em seu posicionamento sobre a mediação. Em nota, a big tech afirmou que contrata "agências e consultores especializados para ajudar na mediação dos esforços de diálogo com o poder público."

Para a companhia, a criação de uma entidade que regulariza e estabelece diretrizes para a atuação das big techs no país é algo considerado desfavorável.

Em abril, a empresa publicou uma carta aberta dizendo que o PL representaria um retrocesso para a internet no Brasil, além de aumentar a desinformação on-line, prejudicar usuários e ameaçar a liberdade de expressão política.

Conforme o texto do projeto, seu objetivo é "estabelecer normas relativas à transparência de redes sociais e de serviços de mensagens privadas, sobretudo na responsabilidade dos provedores pelo combate à desinformação e pelo aumento da transparência na internet, à transparência em relação a conteúdos patrocinados e à atuação do poder público, bem como estabelece sanções para o descumprimento da lei".

Essa não é a primeira vez que Temer foi contratado por uma grande empresa de tecnologia por conta de sua influência política.

Em 2021, a Huawei contratou o ex-presidente para preparar um parecer jurídico contra o banimento da empresa do mercado brasileiro de telecomunicações, em particular na oferta de equipamentos para a quinta geração da telefonia móvel, o 5G.

Fonte: BAGUETE

Voltar