Confira as nossas newsletters Galeria de vídeos

Cotação

0 items

Busca no site

Notícias

sábado, 10 de junho de 2023

Gelo no mar da Antártida chega ao menor nível registrado

A Organização Meteorológica das Nações Unidas (WMO) alerta que o gelo no oceano da Antártida chegou aos menores níveis já registrados. Segundo a instituição, os níveis de gelo estavam 17% abaixo da média registrada desde o início das observações com satélites.

A redução de 17% quebra o recorde do ano anterior de forma substancial: a WMO destacou que, agora, foram registrados 2,6 milhões de quilômetros quadrados de gelo perdido, em comparação com 1,2 milhões de quilômetros quadrados do recorde de 2022.

Segundo a instituição, a cobertura do gelo passou o mês de junho em valores anormalmente baixos, quando comparado com o esperado para esta época do ano. "Esta é uma queda realmente dramática na extensão do gelo na Antártida", alertou Dr. Omar Baddour, diretor de monitoramento climático na WMO.

Já Michael Sparrow, cientista do Programa de Pesquisa do Clima Mundial, considerou que a redução do gelo é significativa. "Estamos acostumados a ver estas grandes reduções no gelo no oceano Ártico, mas não na Antártida", ressaltou ele.

No início do ano, estimativas do National Snow and Ice Data Center (NSIDC) apontaram que o gelo presente no oceano que cerca a Antártida havia chegado à menor cobertura registrada até aquele período.

O novo recorde foi registrado em meio a um período de altas temperaturas nos oceanos. Agora, a WMO explica que as temperaturas da superfície em oceanos de todo o mundo chegaram a recordes em maio e junho.

Além disso, ressaltaram que o calor não se espalha somente sob a superfície. "Todo o oceano está ficando mais quente e absorvendo energia que vai permanecer ali por centenas de anos", destacaram membros da WMO.

Fonte: CANALTECH

Voltar