Confira as nossas newsletters Galeria de vídeos

Cotação

0 items

Busca no site

Notícias

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Android 14 terá melhorias de segurança "inéditas"

Enquanto as redes Wi-Fi comprometidas costumam ser um dos principais riscos para os usuários de smartphones, também existem perigos fora delas. E é nisso que o Google está pensando ao introduzir uma série de melhorias de segurança que afirma serem inéditas no Android 14, restringindo o uso de sistemas de comunicação inseguros.

A principal mudança está na abordagem. De acordo com o Google, o novo modelo de segurança digital para seus smartphones se baseia no princípio de que toda e qualquer rede pode ser insegura. Sendo assim, serão aplicadas por padrão algumas medidas de segurança para impedir o comprometimento de aparelhos e a interceptação das comunicações dos usuários.

Um desses aspectos envolve o bloqueio de redes 2G. A tecnologia é antiquada, mas ainda está ativa na maioria das redes celulares ao redor do mundo e os celulares podem se conectar a ela caso seja a única disponível em uma determinada área; essa ligação também pode ser explorada por cibercriminosos.

Devido ao uso de protocolos antigos e desatualizados, conexões desse tipo podem expor os utilizadores a riscos que envolvem o rastreamento de localização e a interceptação de mensagens e outras comunicações, bem como do tráfego de rede. A ideia do Google é mudar isso no Android 14, com uma opção que impede que os aparelhos de se ligarem a redes 2G, com chamadas de emergência sendo a única exceção.

Outra mudança está relacionada a conexões criptografadas em si, que também poderão ser bloqueadas automaticamente para proteger chamadas e mensagens SMS. Segundo o Google, hoje, o uso ou não de proteções desse tipo depende das configurações da rede, com os usuários jamais sabendo e, principalmente, controlando seu uso de sistemas vulneráveis a interceptação.

Sendo assim, a segunda adição à segurança das redes no Android 14 está relacionada ao bloqueio de sistemas sem criptografia. O sistema operacional terá essa opção, mas ela deve ser aplicada apenas a celulares que estiverem de acordo com critérios mais recentes de tecnologias de rádio, que na visão do Google, deve se tornar padrão nos próximos anos.

A nova versão do sistema operacional do Google já se encontra em versão Beta, com expectativa de lançamento ainda neste mês. Entre os novos recursos do Android 14 estão mudanças de usabilidade, suporte a eSIM e melhorias de desempenho, assim como a possibilidade de desinstalar apps de fábrica e impedimentos ao uso de softwares muito antigos, também em prol da segurança.

Fonte: CANALTECH

Voltar