Confira as nossas newsletters Galeria de vídeos

Cotação

0 items

Busca no site

Notícias

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Microsoft revela avanços com armazenamento em mídia de vidro

A Microsoft revelou com detalhes sobre o Project Silica, um projeto para desenvolver tecnologia de armazenamento e mídias de alta capacidade e durabilidade. Em postagem mais recente, a empresa destacou a evolução com mídia de vidro, capaz de armazenar alguns TB em uma única placa de vidro com até 10 mil anos de durabilidade.

Mesmo sendo algo novo quando se fala em tamanho e durabilidade, a Microsoft destaca que essa tecnologia é usada desde o século XIX, em que negativos de fotos eram armazenados e preservados em painéis de vidro. Pensando em algo mais voltado ao mundo atual, uma única folha de vidro, que cabe na palma da mão, pode armazenar terabytes suficientes para 1,75 milhão de músicas - equivalente em tempo a 13 anos de música.

O principal foco desta tecnologia será para armazenamento de dados na nuvem (servidores) e torná-los muito mais duráveis e, consequentemente, sustentáveis, pois não terá a necessidade de transferir arquivos de um HD/SSD para outro quando der defeito.

Laboratórios especiais
Para transformar essa tecnologia em algo real, existem laboratórios de escrita, leitura, decodificação e, por fim, a biblioteca. Todos os processos são muito detalhados, desde a escrita em voxels (pixels 3D para otimização de escrita de informações no espaço), no painel de vidro e até o armazenamento com robôs que, além de fazer a leitura, cuidam do sensível processo de transporte.

Outro destaque é que a tecnologia de armazenamento está totalmente focada nos robôs, enquanto o armazenamento em si são componentes passivos, estantes com as placas de vidro, que não possuem consumo de energia excessivo igual aos grandes data centers.

A Microsoft destaca como o vidro também é resistente na questão de temperaturas, arranhões e outras adversidades que afetam mídias tradicionais de armazenamento, que são aspectos importantes para manter a integridade da informação e reduzir o impacto no ambiente - visto que uma única folha de vidro será capaz de substituir diversos discos metálicos de HDs tradicionais por muito mais anos.

Fonte: CANALTECH

Voltar