Confira as nossas newsletters Galeria de vídeos

Cotação

0 items

Busca no site

Notícias

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

"árvore solar" vai converter energia solar em elétrica

Protótipos que geram energia elétrica a partir de energia solar serão instalados em escolas e na casa do governador do ES em 2024.

A energia solar se popularizou e ampliou possibilidades, inclusive podendo virar uma solução sustentável e estética. Um novo projeto de pesquisadores do Espírito Santo aliou esses dois âmbitos para criar uma estrutura que capta a luz do sol e pode ser incorporada em praças, parques e até em residências. Alguns dos usos incluem carregamento de smartphone e até carros elétricos.

Árvore solar
O projeto é uma iniciativa do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (Cpid), com profissionais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Trata-se de uma árvore solar: uma estrutura com a mesma estética de uma árvore, mas, por cima das folhas, são placas solares. Essas placas captam a energia do sol através de células fotovoltaicas, que, então, a converte em energia elétrica.

Aplicações da energia solar da árvore

-Unindo funcionalidade e estética, a árvore solar pode ser instalada em praças, ruas e até residências, reduzindo a dependência de energia elétrica nesses locais e gerando energia sem emissões de carbono.

-De acordo com o site do projeto, a estrutura pode servir para recarregar dispositivos móveis através de portas USB integradas, como smartphones, tablets e até carros elétricos, e para o fornecimento de energia para eventos nos locais.

-Ainda, o design do projeto, além da estética visualmente atraente, pode ser adaptado para os diferentes locais de instalação e, ao contrário dos grandes painéis convencionais, ocupa menos espaço.

-Segundo o g1, um modelo será instalado na casa do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, em Vila Velha, com os primeiros testes começando em 2024.

-Além disso, duas escolas técnicas da rede estadual também receberão modelos: CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha, na Grande Vitória e o CEET Talmo Luiz Silva, em João Neiva, no Norte.

Fonte: OLHAR DIGITAL

Voltar