Confira as nossas newsletters Galeria de vídeos

Cotação

0 items

Busca no site

Notícias

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Android ganha novo recurso de segurança

O Android conta com um mecanismo de segurança integrado chamado Google Play Protect. A ferramenta recebeu um novo recurso que analisa código de aplicativos em tempo real, impedindo a ação de ameaças no seu celular.

A novidade foi apresentada em outubro e, segundo o Google, pode ajudar a detectar aplicativos maliciosos ou falsos baixados e instalados de fora da loja de aplicativos do Android (Play Store).

O que muda

-Agora, o Google Play Protect faz uma verificação em tempo real para qualquer novo aplicativo instalado.

-Uma análise de código que "extrai sinais importantes do aplicativo" é realizada em busca de ameaças.

-Como mencionado antes, a nova função será importante especialmente para usuários que costumam
fazer o sideload de aplicativos Android, ou seja, a prática de baixar e instalar apps de fora da loja oficial do sistema.

-O recurso inclusive é até popular entre alguns usuários, mesmo que signifique confiar em arquivos que podem ser maliciosos.

Uma das principais razões para o Google introduzir o recurso aprimorado de verificação é justamente combater a proliferação de aplicativos que podem facilitar golpes e roubo de dados dos usuários.

"Os malfeitores estão encontrando novas maneiras de enganar as pessoas e é por isso que tomamos medidas adicionais", disse Saikat Mitra, chefe de segurança do Google no anúncio da atualização do Play Protect.

Segundo as informações do TechCrunch, mais de 30 tentativas de instalações de aplicativos maliciosos foram barradas pelo novo recurso no Android 14. O Google Play Protect exibe alertas de que o aplicativo poderia "espionar dados pessoais, como mensagens, fotos e histórico de chamadas".

"Esses recursos continuarão a evoluir ao longo do tempo, à medida que o Google Play Protect coleta e analisa novos tipos de ameaças que o ecossistema Android enfrenta", acrescentou a gigante de buscas.

Vale destacar que a prática do sideload permite a liberdade de instalar qualquer aplicativo Android, mas não sem riscos. Diante de uma avalanche de apps duvidosos, o novo recurso de verificação em tempo real é mais uma linha de defesa importante para os bilhões de usuários do sistema.

Fonte: OLHAR DIGITAL

Voltar