Confira as nossas newsletters Galeria de vídeos

Cotação

0 items

Busca no site

Notícias

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

O que é vírus?

Temidos desde os anos 1970, os vírus se replicam entre pastas e redes e levam ameaças para instalar programas maliciosos em PCs. O ataque acontece, principalmente, através de arquivos infectados em anexos de e-mail ou ao fazer downloads na internet.

Afinal, o que é vírus?
Vírus é um tipo de malware que se baseia em arquivos infectados com algum código malicioso e que se espalha entre redes, computadores, celulares e demais dispositivos. A palavra é uma analogia ao termo da biologia destinado ao parasita que se reproduz em células hospedeiras do corpo humano e de animais.

O grau de risco do vírus varia de acordo com a ameaça, uma vez que existem vários tipos de vírus e que nem sempre vão abrir portas para um ransomware ("sequestro" de sistemas) ou roubo de contas online. Em alguns casos, a infecção apenas gera incômodos ao exibir anúncios em quase todo canto do sistema operacional ou instalar mineradores de criptomoedas no dispositivo.

De toda forma, a presença de um vírus no computador pode abrir portas para outros tipos de ameaças.

Como um computador é infectado?
No passado, boa parte dos problemas de cibersegurança vinham de pendrives ou até de disquetes com arquivos infectados. Contudo, com o crescimento da internet, boa parte das ameaças passaram a ser distribuídas em plataformas online.

É o caso do e-mail, que pode trazer arquivos maliciosos no anexo ou no corpo da mensagem. O download de programas infectados também pode levar vírus ao executá-lo ou instalá-los no computador ou celular.

Apesar de ser o contexto mais conhecido, esse não é o único caminho explorado por hackers: a infecção também pode ocorrer através de códigos injetados dentro de e-mails, sites, textos e afins para explorar as vulnerabilidades do navegador, arquivos do Word, entre outros programas, para infectar computadores de maneira mais silenciosa.

Por isso é importante utilizar soluções de cibersegurança com verificação ativa, como um bom antivírus, para evitar a exposição a riscos.

Qual é a diferença entre vírus e malware?
A palavra malware é um acrônimo formado por "malicious software", ou seja, software malicioso. Como o próprio nome sugere, trata-se de qualquer arquivo ou programa - inclusive um vírus - que tenha intuito de levar ameaças a dispositivos digitais, independente da natureza.

Contudo, nem todo malware é um vírus. Isso porque há algumas ameaças que não se replicam em computadores ou redes e exploram as brechas para realizar ataques de outra forma.

Fonte: CANALTECH

Voltar