Confira as nossas newsletters Galeria de vídeos

Cotação

0 items

Busca no site

Notícias

quarta-feira, 13 de março de 2024

Bluetooth 4.0 vs 5.0: compare as gerações da conexão sem fio

Último salto geracional da quarta para quinta geração trouxe upgrades de velocidade, aumento do alcance do sinal e mais rapidez para processo de transferência de dados.

Bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio que passou por constantes evoluções durante os seus quase 25 anos de existência. O último grande salto geracional foi registrado com o lançamento do Bluetooth 5.0, que substituiu o Blueetooth 4.0. Entre as melhorias, o lançamento trouxe upgrades de velocidade, aumento do alcance do sinal e mais rapidez para processo de transferência de dados.

Dentro de cada lançamento geracional do Bluetooth, ocorrem várias divisões, identificadas por números decimais. Por exemplo, o anúncio do Bluetooth 4.0 foi seguido pelos lançamentos das versões 4.1 e 4.2, até finalmente chegar na quinta geração do dispositivo. Já a quinta geração já passou por 5.1, 5.2 e 5.3. Estes lançamentos de menor escala geralmente trazem melhorias incrementais, correções de bugs, otimização de desempenho e adições de recursos menores.

Afinal, o que mudou do Bluetooth 4.0 para o 5.0?
O salto geracional da do Bluetooth 4.0 para 5.0 dobrou a velocidade de 1 Mb/s para 2 Mb/s. Além disso, o alcance do sinal foi quase quintuplicado no período, passando de 50 m ao ar livre e 10 m dentro de casa, para cerca de 240 m ao ar livre e 40 m dentro de casa.

A quinta geração do Bluetooth também trouxe melhorias dinâmicas significativas na capacidade de transmissão de dados, já que permitiu que mais informações sejam transmitidas em um único pacote de dados. Isto é útil para aplicativos que desbloqueiam largura de banda mais alta.

Além disso, no período, foi implantado suporte nativo para Bluetooth Mesh, uma topologia de rede que permite a comunicação entre vários dispositivos Bluetooth em uma rede em malha. Esta ferramenta está presente, principalmente, em automações residenciais e industriais, onde vários dispositivos precisam ser comunicados entre si de forma eficiente.

Fonte: Techtudo

Voltar