Confira as nossas newsletters Galeria de vídeos

Cotação

0 items

Busca no site

Notícias

segunda-feira, 25 de março de 2024

Polícia do Piauí recupera 5 mil celulares roubados

Um novo sistema promovido pela polícia do Piauí conseguiu fazer com que mais de cinco mil celulares fossem recuperados e devolvidos para os seus respectivos donos. O resultado foi possível graças a um novo programa desenvolvido pela divisão de inteligência, que promove a devolução voluntária dos dispositivos.

Em parceria com o judiciário, foi possível agrupar centenas ou milhares de roubos em apenas um procedimento de investigação da polícia. Dessa forma, ele é desburocratizado e permite acompanhar o destino dos celulares com maior proximidade.

É possível utilizar o número do IMEI de cada dispositivo, e saber onde ele está com alta precisão. Afinal, as operadoras são obrigadas a informar os dados das pessoas que habilitaram novas linhas nos smartphones roubados.

A partir destas informações, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí envia por WhatsApp centenas de mandados de intimação por dia. Os donos de celulares extraviados são obrigados a comparecerem às delegacias, e podem participar de um programa de devolução voluntária dos dispositivos sem responsabilização penal.

Quem não for até a delegacia ainda pode receber uma visita da polícia em casa, e operações também são feitas nas ruas por meio de blitz.

O sistema parece ter gerado algum resultado no Piauí, já que o estado registrou uma queda de 31% na quantidade de celulares roubados no ano passado. A redução chega a 40% quando se considera apenas a capital Teresina.

A nova tecnologia também ajudou a identificar os locais que vendem os celulares sem procedência, com um total de 64 lojas no Piauí. Além disso, mais de 100 pessoas foram detidas por conta de vendas na internet, com smartphones direcionados para 12 outros estados.

Pessoas que tenham o celular roubado podem bloquear funções sensíveis do dispositivos por meio da ferramenta Celular Seguro, lançada pelo Governo Federal no ano passado. Outras ações recomendadas ainda incluem abrir um boletim de ocorrência, mudar a senha do e-mail e mais.

Também existem ferramentas das próprias fabricantes para proteger seus dados, como o Cadeado Galaxy da Samsung e o Moto Secure da Motorola - veja um comparativo entre eles feito pelo Canaltech.

Fonte: CANALTECH

Voltar