Confira as nossas newsletters Galeria de vídeos

Cotação

0 items

Busca no site

Notícias

domingo, 24 de novembro de 2024

Detran alerta sobre golpe da CNH; saiba como se proteger

Os golpistas enviam mensagens de texto por SMS indicando uma pendência na carteira de habilitação relacionada a uma multa de trânsito.

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) emitiu um alerta para um novo tipo de golpe que está sendo aplicado por criminosos em todo o país. Eles enviam mensagens de texto por SMS indicando uma pendência na carteira de habilitação relacionada a uma multa de trânsito.

De acordo com a Associação Nacional dos Detrans, casos da fraude já foram registrados em 18 estados e no Distrito Federal. Até pessoas que nunca tiraram a carteira de habilitação receberam as mensagens dos golpistas.

Como funciona o golpe

- Segundo as autoridades, tudo começa com uma mensagem de texto por SMS.

- Ela alerta que a carteira de habilitação está com a suspensão em andamento e que, para evitar o bloqueio, é necessário acessar um link.

- Ao clicar nele, a vítima é direcionada para um site falso da carteira digital de trânsito onde o acesso é feito por um outro link que leva a uma página, também falsa, do gov.br.

- A partir daí é pedido para que a pessoa digite o CPF e, depois disso, os dados do usuário, como nome completo, data de nascimento e o nome da mãe, surgem na tela.

- Na sequência, há um aviso falso de que a carteira está em processo de suspensão.

- No fim da página, a vítima é orientada a prosseguir no site fraudulento para supostamente regularizar a habilitação.

- Depois, aparece o valor de uma taxa e outro link para gerar a falsa guia de pagamento.

Dicas para evitar se tornar vítima dos golpistas

Os Detrans de vários estados já alertaram sobre a fraude e garantem que não enviam nenhuma notificação por SMS, e-mail ou aplicativos de mensagens. Além disso, reiteram que não fazem contato por telefone.

A orientação das autoridades é ignorar esses avisos falsos que chegam no celular e, em momento algum, clicar em links enviados nestas mensagens duvidosas.

Fonte: OLHAR DIGITAL

Voltar